Hoje em dia todo mundo sabe da importância da internet e do marketing digital em qualquer empreendimento. Mas, ainda assim, você pode pensar: “bem, o meu negócio não é exatamente algo sobre vendas: eu sou dentista. Em que um blog pode me ajudar?”. Talvez você se surpreenda com a resposta, mas é exatamente na sua área de trabalho que um blog pode ajudar, e muito.

O blog permite uma comunicação mais extensa com o leitor. Sua criação pode significar uma verdadeira revolução no seu consultório dentário, firmar você como uma autoridade no seu ramo e trazer-lhe um aumento expressivo no número de clientes.

Confira 4 benefícios que um blog pode trazer para o seu consultório:

1 – Você pode ser achado com mais facilidade

Antes, quando as pessoas tinham um problema ou uma dúvida, perguntavam para os pais, amigos, vizinhos, cônjuge… hoje não! Antes de falar com qualquer pessoa, simplesmente jogamos nossa dúvida no Google e recebemos vários tipos de respostas. Assim, analisamos e filtramos os resultados de acordo com aquilo que queremos saber.

E é aí que os seus futuros clientes podem encontrá-lo: ao fazer pesquisas sobre odontologia nos sites de busca, tendo um blog, você será listado nos resultados. Assim, as pessoas o encontrarão e saberão quem você é. E o mais importante: saberão como fazer para encontrá-lo e marcar uma consulta.

2 – O Google adora blogs

O Google é atualmente o maior site de buscas do mundo, e já se tornou até verbo! “Googlar” significa procurar alguma coisa na internet. Porém, o Google não pega os sites e os apresenta ao acaso. Há todo um mecanismo por trás da classificação de sites que ele apresenta a cada pesquisa.

E obviamente, quem está no topo dos resultados terá maior visibilidade. Isso é tão importante que há pessoas especializadas apenas em colocar os sites no topo das buscas do Google – os profissionais de SEO, ou Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

O Google prioriza os sites e blogs que ofereçam conteúdo relevante e que tragam informações úteis aos usuários – o que significa que quanto mais conteúdo relevante, mais artigos informativos e mais dicas úteis tiver em seu blog, melhor. O Google também valoriza conteúdo novo, portanto é importante postar no blog pelo menos uma vez por semana.

3 – Você se torna referência no assunto

Postando conteúdo de qualidade constantemente no seu blog, seus futuros clientes se sentirão mais seguros ao procurá-lo. Afinal, com suas postagens, você está demonstrando conhecimento e segurança ao tratar do assunto. Eles saberão o que esperar de você como profissional, e você pode falar sobre os seus serviços e os diferenciais que você oferece em relação à concorrência.

4 – Amplia seu alcance nas redes sociais

“Uma mão lava a outra e as duas lavam o rosto”, não é assim que diz o ditado? E é assim que funciona o blog com as redes sociais. A parceria entre essas diferentes ferramentas é muito vantajosa e atende à sua necessidade de ser conhecido e ter seus serviços amplamente divulgados.

No blog, você pode colocar links para as páginas e perfis das suas redes sociais, além de botões de curtir e compartilhar – lembrando que quanto mais seguido, compartilhado e curtido seu blog for, mais relevância ele será.

O caminho contrário também é verdadeiro. Redes sociais viralizam muito facilmente, e seus posts são comentados e compartilhados rapidamente por milhares de pessoas. Você pode postar links para o seu blog (onde estão suas postagens mais extensas), com um conteúdo menor e adaptado para a rede social em questão, para que as pessoas saibam do que se trata e sintam curiosidade em ler.

Com dedicação e criatividade seu blog será um sucesso! Aposte nessa ferramenta e se destaque em seu ramo de atuação.