O brasileiro é um dos povos mais vaidosos do mundo. Entre os países com população que mais busca tratamentos estéticos, o cuidado com os dentes tem ganhado espaço na lista de prioridades das pessoas, que sonham com dentes alinhados, bonitos e branquinhos. Com isso, o clareamento dental é um procedimento que está em alta no Brasil.

Para chegar ao sorriso dos sonhos, o paciente tem dois caminhos: o clareamento no consultório, com resultados aparentes mais rápidos, e o caseiro, onde os passos de aplicação do gel são realizados diretamente pelo paciente, em sua casa.

Diante da opção do procedimento caseiro, muitas pessoas acreditam que podem fazer a auto aplicação dos materiais sem o acompanhamento de um especialista, comprando o gel e realizando o passo a passo por conta própria. Hoje, vamos falar um pouco sobre a seriedade desse tratamento, que exige o acompanhamento profissional em todas as suas etapas.

Um dos primeiros pontos a citarmos é que o consumidor final não pode comprar o gel clareador. Isso porque em 2015 a Anvisa lançou uma resolução que determina que a comercialização de clareadores só pode ser feita ao cirurgião-dentista, mediante apresentação de documentos que comprovem sua habilitação.

Essa regulamentação surgiu para que o processo de compra, venda e utilização desses produtos seja mais seguro. Ou seja, eles estarão acessíveis ao paciente, mas com o devido acompanhamento de seu dentista.

Mas afinal, por que o acompanhamento do cirurgião-dentista é indispensável? Vamos lá: ele não é parte do processo apenas na hora de fornecer o gel clareador, mas sua formação acadêmica e seus conhecimentos e práticas são de suma importância para resultados seguros e efetivos, já que o primeiro passo para um clareamento ideal é respeitar as individualidades de cada paciente.

Isso porque antes de iniciar o clareamento, o paciente deve passar por uma avaliação. Toda a cavidade bucal do interessado no procedimento precisa estar em boas condições de saúde, com dentes preparados para receber os ingredientes do gel. Para completar a fase inicial, é seu dentista quem irá preparar a moldeira ideal para aplicação do clareador, assim como oferece a concentração adequada para seu caso. Junto a isso, o dentista registrará a cor dos dentes antes do início do tratamento, e acompanhará seu progresso periodicamente.

Cada etapa do processo é importante, já que tudo colabora para o resultado ideal de cada sorriso. Vale lembrar que o clareamento perfeito não tem relação apenas com o produto certo, mas também com todos os cuidados envolvendo aplicação, higiene e restrições alimentares.

Géis clareadores devem ser produtos de procedência e por anunciadores legais, e por serem destinados a tratamentos odontológicos o uso indiscriminado e sem supervisão expõe o paciente a sérios riscos, incluindo danos irreversíveis. Os problemas passam por inflamações na gengiva, morte de nervos dentais e até fraturas no dente.

Por isso, desconfie de tratamentos que prometem clareamentos fáceis. Todo o processo é detalhista e sua saúde deve estar sempre em primeiro lugar!

A Dental Med Sul é uma empresa autorizada pela ANVISA a comercializar as melhores marcas de géis de clareamento para o Profissional Cirurgião-dentista.