Você sabia que apenas 16% das pessoas consideram o álcool como fator prejudicial à saúde bucal? Este dado divulgado pelo Jornal Britânico Daily Mail, também nos alerta que uma única taça de vinho, além de mau hálito, pode causar boca seca, diminuição de cálcio dos dentes e aumento do risco de câncer.
Vamos conferir outros malefícios do álcool para nossa saúde bucal:

Acidez:
A maioria das bebidas alcoólicas são excessivamente ácidas. O vinho tinto, por exemplo, é menos ácido que o seco, mas ainda assim é prejudicial aos dentes. Já os espumantes são as piores opções, já que as bolhas representam acidez por serem feitas de dióxido de carbono. Quando o ácido entra em contato com a boca, ele dissolve a camada de cálcio que fica na superfície dos dentes, amolece o esmalte e enfraquece sua estrutura. O esmalte desgastado pode expor os dentes e deixá-los mais sensíveis e doloridos.
O que eu posso fazer para ajudar a solucionar?
- A inclusão de cubos de gelo nas bebidas, diminui a acidez.
- Enxague a boca com água a após a ingestão.

Cáries:
Drinks combinados com leite condensado ou licores e outras carregadas de açúcar são ainda mais prejudiciais. Esse açúcar alimenta a bactéria presente na boca e por fim acaba facilitando e fortalecendo o processo de cárie dentária.
O que eu posso fazer para ajudar a solucionar esse problema?
- Drinks cremosos são as melhores opções já que mesmo sendo doce, não é ácido.
- Espere ao menos uma hora e meia para escovar os dentes após ingerir essas bebidas. Nesse tempo a superfície de esmalte endureça e não seja desgastada pelo processo de escovação.
- Especialistas indicam bebem essas bebidas com canudo, assim o líquido passa sem muito contato com os dentes.

Mau hálito:
O álcool reduz o fluxo de saliva e desidrata a boca. No entanto a saliva ajuda no combate a bactéria da boca, que quando está seca, ajuda na proliferação dos microrganismos que levam a placa e ao mau hálito, como consequência, e também as doenças da gengiva.
O que eu posso fazer para ajudar a solucionar?
- Intercale as bebidas alcoólicas com água
- Chicletes sem açúcar podem ajudar a umedecer e estimular a produção de saliva.

Manchas e dor:
Bebidas escuras colaboram para o escurecimento dos dentes por conter muita pigmentação, e também desgasta o esmalte dos mesmos.
O que eu posso fazer para ajudar a solucionar?
- Se seus dentes estiverem muito manchados, considere isso um quadro grave. Procure um especialista, e se for preciso, ele indicará um clareamento profissional.

Risco de Câncer
Especialistas dizem que o hábito de beber álcool, se associado ao tabagismo, aumenta o risco de câncer de boca em até 30%, pois o álcool age direto nas células que revestem o interior da boca, gengiva e bochechas.
80% dos pacientes diagnosticados com câncer de boca são consumidores frequentes de álcool, segundo o Cancer Research UK.