Assunto em alta especialmente entre os famosos, a harmonização facial tem ganhado espaço na lista de desejos e no planejamento de muita gente. Mas afinal o que é harmonização facial? Quais procedimentos estão inclusos no processo e para quem é recomendado? Separamos as principais informações sobre o procedimento para você nesse post!

O que é a harmonização facial?

É um conjunto de procedimentos cirúrgicos e estéticos que são realizados em busca de um rosto mais harmônico e simétrico. A quantidade de procedimentos a serem realizados varia de pessoa para pessoa, de acordo com o resultado esperado.

O principal profissional envolvido na harmonização facial é o cirurgião-dentista, já que é ele quem melhor entende sobre construção de sorrisos e análise geral do rosto, necessário para realizar os procedimentos.

Quantos procedimentos são necessários para uma harmonização?

A quantidade de procedimentos varia em cada caso, e isso é identificado após uma análise bem pensada sobre a estrutura da face do paciente. De modo geral, até mesmo alguns procedimentos que não tem relação com a odontologia fazem parte do processo, como a micropigmentação de sobrancelhas.

De modo geral, alguns procedimentos são mais comuns e vamos falar um pouco sobre cada.

Bichectomia: um dos procedimentos mais conhecidos da harmonização facial, a bichectomia é a retirada de uma pequena gordura acumulada nas bochechas (conhecida como bola de bichac). Este é um procedimento simples, com utilização de anestesia local, e é aliado de quem costuma morder as bochechas.

Mentoplastia: um procedimento cirúrgico realizado no queixo, a mentoplastia envolve mandíbula e pescoço (ou seja, a parte inferior da face) e serve para aumentar ou diminuir a região, auxiliando na mecânica e na estética da região.

Botox: outro procedimento muito comum, a aplicação de botox é indicada para a pele, tirando marcas de expressão e corrigindo problemas musculares que podem afetar nosso rosto.

Ácido Hialurônico: suas utilizações mais conhecidas são no preenchimento labial e na redução do bigode chinês, mas o ácido também pode ter outras aplicações na correção facial. Um dos destaques é nos lábios, já que o procedimento ficou popular nos últimos meses e tem chamado a atenção de mulheres que buscam lábios mais grossos.

Bioplastia: também conhecida como Preenchimento com PMMA, a bioplastia é utilizada para o preenchimento de volumes do tecido.

Saúde dos dentes: é hora de falar sobre nosso sorriso! Para que possamos melhorar a condição de nosso sorriso, a saúde de nossos dentes precisa estar em dia. Sendo assim, vários procedimentos odontológicos são realizados para que o cirurgião-dentista garanta um serviço mais completo e satisfatório.

Clareamento dental: o clareamento dental é parte importante do processo, já que garante um sorriso branquinho e de aparência mais saudável. O clareamento também deve ter um acompanhamento de perto pelo dentista, que indicará qual o processo e o tom ideal para cada paciente.

Lente de contato dental: outro recurso que tem sido mais visto nesses últimos tempos é a lente de contato para os dentes. A lente é produzida de acordo com a estrutura do dente e o resultado desejado pelo paciente, garantindo um sorriso perfeito e natural. Vale ressaltar que não é todo paciente que recebe essa recomendação, já que em alguns casos o dente precisa ser desgastado para receber a aplicação.

Além dos tratamentos citados, outros procedimentos ainda podem ser realizados, como cirurgias na gengiva, por exemplo.

Contar com profissionais altamente capacitados é essencial para que a harmonização facial tenha um resultado de sucesso! Todas as etapas devem ser pensadas cuidadosamente, visando não apenas a estética, mas a saúde do paciente como um todo. Por isso devemos sempre desconfiar de caminhos simples, já que o rosto humano é sensível e exige muita atenção, sensibilidade e planejamento.

Com cada passo sendo respeitado e os procedimentos realizados de maneira segura, os resultados são surpreendentes e satisfatórios! A harmonização garante um rosto simétrico, harmônico e renova a autoestima dos pacientes!