Os riscos dos Clareadores Caseiros

O clareamento dental caseiro vem sendo a escolha de muitos, por ser uma alternativa mais barata mais barata desse tipo de tratamento. Porém, fazer uso dessas substâncias sem a orientação de um profissional traz riscos a saúde dentária além de gerar prejuízos funcionais e estéticos.

Vamos descobrir os riscos do clareamento caseiro e saber como se prevenir de maneira correta?

Surgimento de manchas:

Cumprir o período correto da dieta evita que os dentes fiquem manchados. É altamente recomentado evitar o consumo de alimentos como café, chá, vinho, molho de tomate e sucos de frutas cítricas, por exemplo.

Pulpite:

Apesar de o nome não ser muito usual, a inflamação na polpa do dente é uma das piores consequências do uso incorreto dos clareadores dentais caseiros. Como é a na polpa que estão presentes os nervos e os vasos sanguíneos que suprem toda a estrutura dentária, a dor é intensa durante esse processo e pode culminar com a morte de todo esse tecido.

Sangramentos gengivais:

O clareamento dental costuma ser contraindicado para pessoas com gengivas mais sensíveis que sofrem com pequenos sangramentos e frequentes inflamações. As substâncias usadas na composição dos clareadores podem irritar ainda mais a estrutura gengival. Por isso, antes de fazer clareamento nos dentes, essas pessoas devem tratar o problema gengival, para só então iniciar o tratamento.

Aumento da sensibilidade dos dentes:

O efeito abrasivo é uma das características da composição desse produto, que desgasta a camada de esmalte superficial dos dentes e deixa a dentina exposta. Em casa fica mais difícil controlar o poder de abrasão desses tratamentos, por isso os resultados são variados e podem aumentar a sensibilidade dos dentes.

Agora que você sabe os riscos do tratamento caseiro, não deixe de ouvir e praticar todas as instruções do seu dentista, que deve acompanhar todo o processo!

Relacionadas

Sabia que dente é órgão e deve ser doado?

Esqueça a fadinha e nem pense em jogar o...

Com 15% dos dentistas do mundo, Brasil tem mercado milionário do sorriso

Pensei que já tinha me acostumado à seriedade com...

Gravidez pede cuidados especiais com a saúde bucal

Atualmente sabe-se da importância do tratamento preventivo da criança...


Deixe o seu comentário!

Receba Nossa Newsletter